terça-feira, 19 de junho de 2012

Empresa americana tem dados sobre as vidas de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo

 
Cada vez mais, pessoas se veem com medo de terem seus dados passados para terceiros através da internet. Por causa disso, empresas, como Google e Apple, são amplamente criticadas por capturarem diversas informações de usuários através de seus serviços. O problema é que existem empresas que fazem isso numa escala muito maior e ninguém se dá conta.

Uma reportagem do The New York Times mostrou detalhes da Acxiom Corporation, uma empresa do Arkansas, nos Estados Unidos. Utilizando aproximadamente 23 mil computadores, a companhia coleta (de diversas fontes) dados, como idade, cor, sexo, peso, altura, estado civil, costumes de compra, posicionamento político e outras informações pessoais de várias pessoas, e depois os revende para grandes empresas, como HSBC, Toyota e Ford.

Essas empresas então, baseadas nas informações dessas pessoas, entram em contato para tentar vender produtos e serviços. Partidos políticos fazem algo parecido para tentar angariar votos em época de eleição. Basicamente, todos os dados estão à venda para quem quiser comprar. Basta ter a quantia certa para pagar.

A Acxiom Corporation fatura pesado com essa prática, já que teve um lucro de US$ 77 milhões no ano passado. São mais de 500 milhões de pessoas “cadastradas” com a empresa, incluindo a maioria dos adultos dos Estados Unidos.

Agora as reclamações contra Google e Apple parecem um pouco menores, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua colaboração!!